Turismo o Ano todo: Conheça as Belezas da Serra Catarinense
Turismo o Ano todo: Conheça as Belezas da Serra Catarinense
Turismo o Ano todo: Conheça as Belezas da Serra Catarinense

A Serra Catarinense é famosa por suas paisagens deslumbrantes, com montanhas, vales e canions espetaculares. Além dos cânions grandiosos, os turistas podem conhecer monumentos naturais imponentes, a beleza dos bosques de araucárias, dos rios, cachoeiras e da viagem selvagem, a tradição local, e a famosa Rota da Maçã. Conheça abaixo algumas cidades e atrativos turísticos da Serra Catarinense. Boa leitura!

 

1. Urubici

A cidadezinha de Urubici, na Serra Catarinense, é um paraíso para quem busca tranquilidade e gosta de apreciar a natureza. São 170 km do aeroporto de Florianópolis até Urubici, sendo possível, entre o trajeto, a possibilidade de contemplar paisagens maravilhosas e únicas no Brasil. A cidade é pequena, em torno de 11 mil habitantes, a principal atividade econômica ainda é a agricultura e a pecuária de leite. O turismo vem crescendo nos últimos anos, se estruturando através de pousadas, restaurantes, atrativos, acessos e sinalização. A gastronomia típica local é um capítulo à parte, Uribici conta com restaurantes e pousadas, oportunizando ao turista a degustação dos melhores pratos da Serra Catarinense. A cidade se destaca pelos atrativos naturais:

 

Serra do Corvo Branco

Serra do Corvo Branco possui o maior corte em rocha no Brasil com 90 metros de profundidade. Sua denominação provém da existência de aves do mesmo nome da região. Está situada numa região de topografia acidentada, entre fendas e montanhas íngremes. Fica a 1.470 metros de altitude.

 

 

Morro da Igreja e Pedra Furada

Morro da Igreja é o ponto habitado mais alto de toda a região sul do Brasil (1.822 m de altitude), onde são registradas as temperaturas mais frias do país (17,8 graus negativos, em 1996). Em seu topo, é possível apreciar a Pedra Furada, escultura natural com uma "janela" de 30 metros de circunferência, um dos cartões postais da Serra Catarinense.

 

 

O Morro da Igreja conta com a famosa Pedra Furada, uma escultura natural muito apreciada pelos visitantes

 

Parque Turístico Cachoeira Papuã

Uma passarela em meio à natureza com mais de 300 metros de extensão. A passarela de madeira termina em um mirante com o chão de vidro que fica às margens de um precipício com aproximadamente 120 metros de altura.

 

 

2. Bom Jardim da Serra

Bom Jardim da Serra possui os principais Cânions da Serra Catarinense. Conheça alguns:
 

Cânion da Ronda

O topo fica a 1.448 metros de altitude e proporciona uma vista ampla das profundas escarpas, penhascos e do vale abaixo.

Cânion das Laranjeiras

Possui em torno de 5 km de extensão e vários vértices, belas cachoeiras e penhascos verticais de grande altura, entre campos e araucárias.

 

Cânion do Funil

O cânion do Funil fica a 1590 metros de altitude em seu ponto mais elevado (lado norte) e em torno de 1450 m no lado sul. Possui aproximadamente 2 km de extensão e sua largura varia de 500 a 1000 m. A trilha é para quem gosta de aventuras que exigem um certo preparo físico, com caminhada de 7 quilômetros até a borda do cânion.

 

Canion do Funil, um dos locais mais visitados para quem deseja atingir uma vista deslumbrante

 


 

3. Urupema

Urupema é detentora do 9° lugar no ranking dos municípios brasileiros que mais conservam suas matas por hectare, com destaque para a Mata de Araucária. A cidade conta também, com hotéis fazenda e pousadas que oferecem várias atividades ao ar livre, como cavalgadas e pescarias.

 

4. São Joaquim

Com 16 vinícolas instaladas no município, e sete delas já preparadas para o receptivo turístico, o setor obteve em 2021 uma grande conquista com a obtenção da Indicação geográfica dos Vinhos de Altitude, conferido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI à região catarinense produtora de vinhos finos.

Esta região está se tornando um dos roteiros mais prestigiados de Santa Catarina, tem se destacado pela neve, maçãs e vinho. São Joaquim é o maior produtor de maçã, conheça as rotas da maça através dos pacotes de viagem da Lituânia Turismo SC, entre em contato conosco e conheça as propriedades da região, tenha a experiência de colher a fruta direto do pé na Capital Nacional da Maçã

São Joaquim é o maior produtor de maçã, conheça as rotas da maça através dos pacotes de viagem da Lituânia Turismo SC 
Compre aqui Pacotes de viagem para Colheita de maçãs em São Joaquim.


 

Artigos relacionados

Conheça os principais passeios de trem em SC
4 cidades catarinenses para celebrar o réveillon 2025